Friday 27 January 2012

Novo produto - New product : Meruge Tinto 2008

A Lavradores de Feitoria – projecto único no Douro que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – lança em Novembro a nova colheita (de 2008) de um dos seus tintos topo de gama, o ‘Meruge’.

Feito a partir de um blend de 80% de Tinta Roriz e 20% de castas diversas provenientes de vinhas velhas, é um DOC de encostas voltadas a Norte, com características do Douro, embora mais suave, elegante e menos encorpado. Com nuances internacionais, é muito equilibrado e promete longevidade.

O ‘Meruge Tinto 2008’ volta a afirmar a sua posição, tendo-lhe sido atribuída uma pontuação de 92/100 pela conceituada crítica de vinhos e jornalista britânica Jancis Robinson. Esta é a quinta colheita deste vinho (2003, 2004, 2005, 2007 e 2008) e todas elas atingiram o exigente patamar acima dos 90 pontos.

Também o jornalista Tom Canavan já provou e aprovou o ‘Meruge Tinto 2008’, considerando como um dos “50 Melhores Vinhos Portugueses no Reino Unido”.
Ideal para acompanhar pratos de carne e caça, que nesta época nos começam cada vez mais a acompanhar à mesa, o ‘Meruge Tinto 2008’ apresenta-se com uma bonita cor vermelho rubi, com nuances avermelhadas. O aroma é fresco, muito fino e complexo. Bastante frutado, predominam os aromas a frutos vermelhos, envolvidos por especiarias como tabaco e café, fruto do seu longo estágio em barrica, conferindo-lhe finesse e elegância. Na boca, o ataque é fresco, elegante, saboroso, com taninos presentes mas macios e aveludados, salientando-se o carácter frutado. Muito rico no paladar apresenta uma acidez equilibrada e um final longo e persistente.

A vinificação ocorreu em lagares, bem como em cubas inox, com remontagem automática e controle de temperatura. Após suave esmagamento e sem desengace, a fermentação decorreu com homogeneizações ligeiras e macerações muito controladas, conseguindo-se desta forma uma extracção fenólica e aromática desejada. De seguida, o lote estagiou em barricas novas de carvalho francês, mas sempre com o objectivo de preservar o carácter frutado, característico dos vinhos do Douro. Foi submetido a uma colagem e
filtração antes do engarrafamento.

Link vinhoweb.pt : Mergue Tinto 2008

No comments:

Post a Comment