Tuesday 30 November 2010

Novo produto/New product - Hugel Gentil - Alsácia / Alsace

Juvenile star-bright colour : fresh, pale pistachio green and lemon yellow.
Agreeably aromatic, fruit-driven bouquet of white peach, citrus, with a spring blossom finish : primrose, freesia, rose.
It remains a dry wine but is harmonious, supple and well balanced in the mouth, with a very attractive refreshing finish.
Perfect now for its frank, fresh, grapey character but it will keep 2 to 3 years.
Served chilled at 8°C, it is excellent as an aperitif or with appetisers, tapas and fish : fresh, marinated, grilled, sushi, tempura or spiced Indian- or Mexican-style.

Link: Hugel Gentil


Mais produtos / More products: 

Link: Hugel Riesling Jubilee
Link: Hugel Riesling
Link: Hugel Gewurztraminer
Link: Hugel Pinot Gris Tradition
Link: Hugel Gewurztraminer Verdange Tardive

Sunday 21 November 2010

Vinhos SÃO DOMINGOS

Vinhos SÃO DOMINGOS provados pelos líderes de opinião nas últimas publicações da Revista de Vinhos e no recentemente publicado “Guia de Vinhos 2011” o guia mais vendido em Portugal da autoria de João Paulo Martins.


17 pontos : Vinho Espumante LOPO DE FREITAS Bairrada Bruto 2007 : Link
“Prova em 2010. Feito de Cerceal (60%) e Chardonnay. O registo aromático é muito citrino, com notas de lima ao lado de um vegetal verde bem conseguido. Muito fino e delicado na boca, tem uma excelente mousse e um estilo muito afinado e requintado. Pode funcionar muito bem como aperitivo, com peixes fumados por exemplo. Boas colheitas anteriores 2006.” : Vinhos de Portugal 2011, João Paulo Martins.

16,5 pontos : Vinho Espumante SÃO DOMINGOS “ELPÍDIO” Bruto : Link
“Fruta branca e cítrica com nota de levedura e vegetal amargo, macio, mousse suave, excelente acidez bem integrada, levíssima doçura final a casar ligeiro amargo. Para aperitivo e para a mesa.” : Revista de Vinhos - Nov.2010, Luís Lopes.

16,5 pontos : Vinho Espumante SÃO DOMINGOS Bairrada ROSÉ Bruto 2006 : Link
“Fruta branca e cítrica com nota de levedura e vegetal amargo, macio, mousse suave, excelente acidez bem integrada, levíssima doçura final a casar ligeiro amargo. Para aperitivo e para a mesa.” : Revista de Vinhos - Nov.2010, Luís Lopes.

16 pontos : Vinho Espumante SÃO DOMINGOS Velha Reserva Bruto 2004 : Link
“Ligeira evolução aromática, tostados, frutos secos, vegetal atractivo. Espumante de perfil clássico, muito equilibrado, citrino, com acidez perfeita, envolvente e seco no final delicado e longo.”: Revista de Vinhos - Out.2010, Luís Lopes.

16 pontos : Vinho Espumante QUINTA DE S. LOURENÇO Bairrada Bruto 2006 : Link
"Prova em 2010. Este é um espumante de quinta, cuja exploração está agora a cargo das Caves São Domingos. Cor um pouco carregada, notas aromáticas com algum vegetal seco, ligeira resina e tudo num perfil que aponta para o consumo à mesa e não como aperitivo, onde poderia surgir um pouco pesado. Muito fino e elegante na boca, tem uma acidez muito viva e mostra-se por isso muito capaz para uma boa prova em novo. Curiosamente a boca desmente um pouco o aroma.” : Vinhos de Portugal 2011, João Paulo Martins.

16 pontos : Vinho Espumante SÃO DOMINGOS Bairrada BAGA Bruto 2006 : Link
"Cor levemente rosada, aroma de biscoito, maçã ácida, com boa frescura. Muito bem na boca, equilibrado, com bela acidez citrina, vivo e persistente no final limonado, fresco e muito apetecível." : Revista de Vinhos - Out.2010, Luís Lopes.

16,5 pontos : Vinho Tinto SÃO DOMINGOS Grande Escolha 2004 Regional Beiras : Link
“Provado de novo em 2009. Feito de três castas, Baga da Bairrada de duas do Dão (por isso é um Regional Beiras. Mantém-se na boa forma que já tinha evidenciado no ano anterior. Por isso justifica-se manter a apreciação: De certa forma este tinto retoma a prática dos gloriosos tintos Garrafeira que as firmas da Bairrada tinham nos anos 70 e que exactamente utilizavam vinhos das duas regiões no lote. Este tinto tem imensa concentração de cor, um aroma rico, com boas notas de barrica nova e um perfil muito apetecível. Muito redondo e afinado na boca, dá muito prazer a beber, não precisa de cave e será um grande companheiro à mesa. O que quer mais?” : Vinhos de Portugal 2011, João Paulo Martins.

16,5 pontos : Vinho Tinto LOPO DE FREITAS 2004 Bairrada
“Provado de novo em 2010. Feito de quatro castas, com Baga em 40% e Touriga Nacional em 30%, cheira a Baga, muito ligeiro toque de verniz no aroma que não perturba, tem boa densidade e notas acariladas. Boa estrutura de boca, taninos presentes e a marcar território, estilo bom para a mesa que poderá não merecer mais guarda. Mas está muito bem.” : Vinhos de Portugal 2011, João Paulo Martins.

16 pontos : Vinho Tinto QUINTA DE S. LOURENÇO 2006 Bairrada Link
“Provado de novo em 2009 e a boa forma mantém-se, por isso mantemos também a nota de prova: Muito concentrado na cor, a casta Baga (60%) está aqui em bom diálogo com a Touriga Nacional, marcando o aroma com notas florais associados com notas que lembram eucalipto. O conjunto aromático está bem atractivo. Na boca está muito elegante, com um perfil de grande equilíbrio e, também por isso, passível de ser consumido em novo.”

Wednesday 17 November 2010

Tuesday 16 November 2010

Novo produto/New product - Borges Douro Reserva Tinto

Link:Borges Douro Reserva Tinto

Aspecto Visual: Límpido, cor vermelho intenso.
Aspecto Olfactivo: Vinho com aroma intenso a fruto pretos, como amora, mas onde se encontram também notas de flor de laranjeira muito bem integradas com a madeira, num conjunto de grande complexidade.
Aspecto Gustativo: Na boca é macio e completo, apresentando taninos bem maduros. Ressalta o sabor frutado e intenso, com notas tostadas da madeira que prolongam o final.

Prémios & Distinções :
• 17,3 pontos – Painel de Provas, Revista Wine Passion, Julho 2010, Portugal
• 87 pontos - Buying Guide - Revista Wine Enthusiast, Dezembro 2009, EUA

Eng.

Appearance: Clear, strong red color.
Aroma: This is a wine with a strong scent of black fruits, such as blackberries, but where hints of orange blossom are also to be found, which are very well balanced with the wood, lending it great complexity.
Taste: A smooth taste, with ripe tannins. The strong fruity flavor predominates with hints of toasty oak which prolongs the aftertaste.

Awards & Distinctions:
• 17,3 points – Tasting panel - Revista Wine Passion, July 2010, Portugal
• 87 points - Buying Guide - Wine Enthusiast Magazine, December 2009, USA
 
Link:Borges Douro Reserva Tinto

Wednesday 3 November 2010

Escultor Melhores do Ano/Best of the Year


Link: Escultor

Clique no artigo para ampliar texto. Click on article to enlarge text.



Link: Escultor

Tuesday 2 November 2010

Relatório Vindimas 2010 - SÃO DOMINGOS

As Vindimas 2010 terminaram e podemos afirmar que decorreram com a normalidade habitual, sempre com muita adrenalina e espírito de sacrifício de toda a equipa SÃO DOMINGOS e o empenho e dedicação dos nossos viticultores.

Como de costume temos duas vindimas – a de espumante e a de brancos e tintos.
VINDIMA DE ESPUMANTE:
Naturalmente, começámos pela vindima de espumante em 8 de Agosto com o corte de uvas da casta Pinot Noir, Chardonnay e Sauvigon Blanc, e depois pelas castas nacionais, Baga, Bical, Maria Gomes, Arinto e Cercial.
As maturações estavam óptimas, os açucares normais e com a acidez necessária para criar os vinhos base para espumante. Segundo Susana Pinho enóloga das Caves do Solar de São Domingos, é esperada uma colheita sem grandes alterações relativamente aos anos anteriores com uvas muito sãs apresentando um aspecto estupendo o que augura ser uma boa colheita. Os primeiros vinhos fermentados transmitem boas sensações tanto a nível aromático como gustativo mostrando uma vez mais as potencialidades da região da Bairrada para a produção de vinhos brancos e espumantes.

VINDIMA DE TINTOS:
A vindima das castas tintas prolongou-se até meados de Outubro. As uvas foram muito castigadas pelo forte calor que se fez sentir este verão anormalmente seco, tendo provocado algum desequilíbrio nas maturações. No entanto, as expectativas são elevadas pela quantidade e qualidade esperando-se vinhos carregados de cor e ricos em ácidos, contudo bem equilibrados e com taninos bem estruturados.
As Caves do Solar de São Domingos, promovem duas acções de formação por ano aos seus viticultores com o objectivo de criar maior rigor e profissionalismo no trabalho de campo permitindo aumentar a qualidade das uvas fornecidas. Com o aproximar da vindima os técnicos de campo deslocam-se às vinhas para acompanhar as maturações das uvas e planear ao detalhe a vindima. O resultado foi uma excelente vindima com as uvas da variedade Baga, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

Chegadas à adega, antes de entrarem na prensa, as uvas são todas vistoriadas numa mesa de escolha com o objectivo de atingir máxima qualidade no produto final. Esta conjugação permite construir vinhos Bairrada de qualidade, modernos, elegantes e reconhecidos no mercado nacional e internacional.

Link produtos/products: São Domingos