Tuesday 2 November 2010

Relatório Vindimas 2010 - SÃO DOMINGOS

As Vindimas 2010 terminaram e podemos afirmar que decorreram com a normalidade habitual, sempre com muita adrenalina e espírito de sacrifício de toda a equipa SÃO DOMINGOS e o empenho e dedicação dos nossos viticultores.

Como de costume temos duas vindimas – a de espumante e a de brancos e tintos.
VINDIMA DE ESPUMANTE:
Naturalmente, começámos pela vindima de espumante em 8 de Agosto com o corte de uvas da casta Pinot Noir, Chardonnay e Sauvigon Blanc, e depois pelas castas nacionais, Baga, Bical, Maria Gomes, Arinto e Cercial.
As maturações estavam óptimas, os açucares normais e com a acidez necessária para criar os vinhos base para espumante. Segundo Susana Pinho enóloga das Caves do Solar de São Domingos, é esperada uma colheita sem grandes alterações relativamente aos anos anteriores com uvas muito sãs apresentando um aspecto estupendo o que augura ser uma boa colheita. Os primeiros vinhos fermentados transmitem boas sensações tanto a nível aromático como gustativo mostrando uma vez mais as potencialidades da região da Bairrada para a produção de vinhos brancos e espumantes.

VINDIMA DE TINTOS:
A vindima das castas tintas prolongou-se até meados de Outubro. As uvas foram muito castigadas pelo forte calor que se fez sentir este verão anormalmente seco, tendo provocado algum desequilíbrio nas maturações. No entanto, as expectativas são elevadas pela quantidade e qualidade esperando-se vinhos carregados de cor e ricos em ácidos, contudo bem equilibrados e com taninos bem estruturados.
As Caves do Solar de São Domingos, promovem duas acções de formação por ano aos seus viticultores com o objectivo de criar maior rigor e profissionalismo no trabalho de campo permitindo aumentar a qualidade das uvas fornecidas. Com o aproximar da vindima os técnicos de campo deslocam-se às vinhas para acompanhar as maturações das uvas e planear ao detalhe a vindima. O resultado foi uma excelente vindima com as uvas da variedade Baga, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

Chegadas à adega, antes de entrarem na prensa, as uvas são todas vistoriadas numa mesa de escolha com o objectivo de atingir máxima qualidade no produto final. Esta conjugação permite construir vinhos Bairrada de qualidade, modernos, elegantes e reconhecidos no mercado nacional e internacional.

Link produtos/products: São Domingos

No comments:

Post a Comment